O alecrim é uma erva aromática comum na região do Mediterrâneo. Além do aroma, o sabor também agrada muitas pessoas. Também chamada de erva da alegria, seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar. É uma das minhas preferidas também, pois, além dos benefícios físicos que eu listei abaixo, promove clareza mental e é ótima para equilíbrio do chacra coronário em banhos energéticos. Eu recomendo sempre tomar esse chá quando estamos meio confusas e sem saber qual caminho escolher, ou quando estamos um pouquinho para baixo, seja na TPM ou apenas por uma tristeza e desânimos repentinos.
- Analgésico: possui salicilato – um composto bastante parecido com a aspirina
- Estimulante: fornecer um impulso de energia e oxigenação do corpo e mente
- Descongestionante e expectorante: combate a tosse, gripe e asma
- Diurético e desintoxicante: ajuda a digestão, na função do fígado e reduz gases intestinais
- Relaxante muscular: combate o stress. Muito indicado para situações de estafa mental
- Anticoagulantes: excelente para circulação sanguínea e equilíbrio da pressão alta
- Antioxidante: estimula a memória, neutraliza os radicais livres, protegendo os caminhos neurais
- Saúde bucal: contra o mau hálito, aftas, estomatites e gengivites
- Auxilia a menstruação: facilita a menstruação e alivia as cólicas menstruais
Como fazer?
Adicionar um ramo de alecrim fresco para 1 xícara de chá de água fervente (após apagar o fogo) e deixar repousar por 5 a 10 minutos, devidamente tapado. Coar, deixar amornar e tomar, sem adoçante ou açúcar, até 3 vezes por dia.
Atenção: seu uso excessivo pode causar vômitos, náuseas e espasmos. Pode causar contrações uterinas, tornando-o perigoso para uso durante a gravidez. Deve ser evitado na lactação e por menores de 12 anos, prostáticos e pessoas com diarreia. A ingestão de doses elevadas provoca irritações gastrointestinais e nefrite. A essência de alecrim pode ser irritante para pele. Não deve ser usado por quem tem algum distúrbio convulsivo ou alergia a aspirina.
